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Asma induzida por exercício: causas, sinais e tratamento

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Muitas pessoas sofrem de asma induzida por exercícios. Geralmente ocorre após exercícios vigorosos e prolongados, o que pode reduzir o fluxo de ar para os pulmões. Isso desencadeia broncoconstrição (BIE), também conhecida como asma induzida por exercício. Cerca de 40-90% das pessoas com asma sofrem disso. No entanto, crianças e adultos sem história prévia de asma também podem experimentá-la (1).

Não deixe que isso o impeça de permanecer ativo e praticar exercícios regularmente. Com as medidas preventivas e o tratamento corretos, você pode se exercitar com segurança. Continue lendo para saber tudo sobre asma induzida por exercícios, quais exercícios são seguros e quais precauções de segurança devem ser tomadas. Rolar para baixo!

O que é asma induzida por exercício?

A asma desencadeada devido a exercícios prolongados ou vigorosos é conhecida como asma induzida por exercício ou broncoconstrição induzida por exercício. É caracterizada pela constrição da passagem de ar, causando problemas respiratórios. Geralmente é desencadeado após 5 a 10 minutos de atividade vigorosa ou 5 a 20 minutos após o exercício. Como resultado, crianças e adultos podem ter dificuldade em realizar certas atividades e exercícios (incluindo exercícios de alta intensidade) (1).

Se você ou seu filho apresentam sinais de intolerância e evitação ao exercício com dificuldade respiratória, a seguir estão alguns motivos para isso.

Causas da asma induzida por exercício

Quando respiramos pelas narinas, a cavidade nasal aquece e umedece o ar. Porém, durante o exercício, as pessoas podem respirar pela boca, inalando ar seco e frio. Os músculos da passagem de ar reagem a essa mudança na temperatura e na umidade do ar, contraindo e estreitando as vias aéreas.

Pólen ou outros alérgenos no ar, inflamação e infecção viral também podem desencadear asma induzida por exercício (1). Aqui estão os sinais e sintomas típicos de asma causados ​​​​pelo exercício.

Sintomas de asma induzida por exercício

Cuidado com os sintomas abaixo de asma induzida por exercício:

  • Chiado
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Aperto no peito
  • Dor de garganta
  • Resistência reduzida
  • Fadiga incomum
  • Dor de estômago

Se sentir mais de um sintoma logo 5 a 10 minutos após o exercício ou durante o exercício, pare imediatamente. Você pode retomar se se sentir melhor. No entanto, se ocorrer novamente, consulte um médico.

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A AIE é diagnosticada através de uma avaliação combinada do histórico médico de um indivíduo, exame físico e, às vezes, através de testes especializados de função pulmonar, como espirometria ou testes de desafio de exercício.

Felizmente, a asma induzida por exercícios é tratável. Na seção seguinte, discutiremos os vários tratamentos disponíveis para broncoconstrição induzida por exercício. Dê uma olhada.

Tratamento para asma induzida por exercício

Ter asma induzida por exercícios não significa que você precise parar de se exercitar. O seu médico irá prescrever inaladores para dilatar as vias respiratórias, facilitando a respiração durante o exercício. Além disso, eles podem prescrever agonistas beta-2 de ação curta, medicamentos para asma amplamente utilizados. O médico pode prescrever corticosteróides se você tiver inflamação nas vias aéreas (2).

Use o inalador 15 a 30 minutos antes do exercício para prevenir um ataque de asma. Tome os medicamentos prescritos regularmente. Se você tem asma e sabe que o exercício pode agravar sua condição, eduque sua família, amigos e instrutor de exercícios para ajudá-lo com os primeiros socorros, se necessário. Role para baixo para saber o que você ou qualquer pessoa que atende você pode fazer.

Primeiros socorros para asma induzida por exercício

Existem quatro etapas nos primeiros socorros para asma induzida por exercício (3):

  • Passo 1: Faça a pessoa sentar-se ereta e tente acalmá-la e tranquilizá-la para ajudá-la.
  • Passo 2: Peça-lhes que façam quatro inalações do inalador.
  • Etapa 3: Aguarde 4 minutos para ver se os sintomas diminuem.
  • Passo 4: Chame uma ambulância imediatamente se os sintomas não desaparecerem.

Os ataques de asma são imprevisíveis. É por isso que tomar precauções é crucial para prevenir os sintomas da asma induzidos pelo exercício. Aqui estão algumas dicas.

Precauções para prevenir a asma induzida por exercício

  • Sempre aqueça por 10-15 minutos antes do exercício.
  • Use o seu inalador cerca de 15 a 30 minutos antes do exercício.
  • Cubra a boca e o nariz ao fazer exercícios em climas frios e secos.
  • Evite exercícios ao ar livre durante a primavera para evitar alergias ao pólen.
  • Exercite-se dentro de casa para evitar alérgenos ambientais.
  • Leve consigo um inalador de ação curta para fins de emergência.
  • Evite nadar em piscinas cloradas.
  • Respire pelo nariz durante o exercício.
  • Evite mudar drasticamente sua rotina de exercícios.
  • Faça alongamentos de relaxamento por 10 a 20 minutos após o exercício.

Alex Hutchinson, esportista e blogueiro, descreve sua experiência ao ser diagnosticado com asma induzida por exercícios e como ele administrou isso. Ele conta que duas em cada dez corridas de bicicleta das quais participou foram prejudicadas pela asma induzida por exercícios. Ele afirma que, “Quanto aos tratamentos, há muitas sugestões, desde inaladores de Albuterol até corticosteróides e o método respiratório Buteyko. O que funciona melhor para mim é a execução de intervalos. No dia do evento preciso abrir os pulmões, por assim dizer, para diminuir a chance de um episódio (i).”

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Apesar de terem EIA, vários atletas de elite tiveram sucesso em suas respectivas áreas esportivas. Por exemplo, Amy Van Dyken é uma nadadora com múltiplas medalhas de ouro olímpicas que também tem asma induzida por exercícios.

Além de tomar medidas preventivas, você também pode mudar para exercícios de baixo risco – como os listados abaixo.

Exercícios seguros que você pode fazer

  • Breve passeio: Este exercício aeróbico de baixo impacto faz o coração bater mais forte e queima um bom número de calorias. Diminua a velocidade ou pare quando sentir falta de ar. Você pode fazer isso em uma esteira ou ao ar livre. É uma ótima maneira de manter a forma.
  • Dançando: Dançar é uma maneira divertida de queimar calorias e aumentar os níveis de serotonina. Formas de dança como cha-cha, tango e dança contemporânea ajudam você a se manter fisicamente ativo e a aprender uma nova habilidade. Certifique-se de não ficar diretamente sob uma ventilação CA.
  • Ciclismo: Andar de bicicleta é uma ótima maneira de queimar calorias e manter as pernas em forma. Porém, evite trilhas secas e rochosas. Cubra o nariz e a boca (se o ar estiver muito frio). Alternativamente, você pode comprar uma bicicleta ergométrica e fazer exercícios enquanto curte sua playlist favorita!
  • Exercícios aquáticos: Escolha uma piscina com água morna e sem cloro. Você pode nadar ou fazer exercícios aquáticos de baixo impacto para fortalecer e tonificar o corpo.
  • Treinamento de resistência: Os exercícios de treinamento com banda de resistência melhoram o tônus ​​​​muscular. As faixas vêm em várias espessuras e você pode fazer exercícios de corpo inteiro e queimar calorias em qualquer lugar, a qualquer hora.
  • Treinamento de força: O treinamento de força com halteres, barras, kettlebells e uma máquina Smith pode ajudar a melhorar o tônus ​​​​e a potência muscular. Você pode treinar na academia ou comprar alguns pesos em casa.
  • Exercícios de respiração: Para asma induzida por exercícios, concentrar-se na respiração pode fazer uma grande diferença. Técnicas simples como a respiração diafragmática, em que você inspira lentamente pelo nariz, permitindo que a barriga se expanda, e expira pelos lábios franzidos, podem melhorar a distribuição do ar nos pulmões. Esses exercícios podem ser praticados a qualquer momento para fortalecer os músculos respiratórios.
  • Pilates: A natureza de baixo impacto do Pilates torna-o suave para o sistema respiratório, reduzindo o risco de desencadear sintomas de asma durante o exercício. Praticar Pilates regularmente pode não apenas fortalecer o núcleo, mas também promover um melhor controle da respiração.
  • Exercícios de caminhada: Da mesma forma, caminhar oferece um bom caminho para controlar a asma induzida por exercícios. A natureza rítmica da inspiração e da expiração e a intensidade moderada podem fortalecer os músculos respiratórios em ambientes externos.
  • Esportes: Praticar um esporte é uma ótima maneira de queimar calorias, manter a forma, melhorar a coordenação e construir ótimas amizades. Badminton, tênis, críquete, squash, etc., são ótimos para melhorar o condicionamento físico geral. Mas você deve evitar certos esportes, a menos que tenha uma equipe de treinadores e médicos para atendê-lo durante o jogo. Na seção seguinte, discutiremos quais esportes evitar. Rolar para baixo.

Qual esporte geralmente causa sintomas de asma?

Você pode brincar e fazer exercícios com asma ou asma induzida por exercícios e até participar das Olimpíadas. Porém, se você não está treinando como atleta e não conta com o apoio que os atletas de elite têm, o melhor é evitar os seguintes esportes:

  • Maratona
  • Triatlo
  • Esquiar
  • Hóquei sem gelo
  • Futebol

A asma induzida pelo exercício é um impedimento comum ao exercício entre aqueles com esta condição respiratória. No entanto, tomar algumas precauções pode certamente ajudar a manter esta condição sob controle e permitir que você continue com seu regime de condicionamento físico. Eles incluem aquecimento suficiente, uso de um inalador 15-30 minutos antes de uma sessão de exercícios, evitar exercícios ao ar livre e respirar pelo nariz. Além disso, caminhada rápida, dança, ciclismo e treinamento de resistência são considerados ideais para quem tem asma, portanto, inclua-os em seu regime de condicionamento físico. No entanto, fique longe de maratonas, triatlos, hóquei no gelo e futebol.

perguntas frequentes

O que acontece se a asma induzida por exercício não for tratada?

Quando não tratada, a asma induzida por exercícios pode resultar no estreitamento das passagens aéreas, o que causa sérios problemas de saúde. Por isso, é importante tratá-lo o mais cedo possível.

Quanto tempo pode durar a asma induzida por exercício?

Pode começar enquanto você está se exercitando ou 10-15 minutos depois de ter se exercitado, e pode durar cerca de uma hora ou mais se não for atendido.

A asma induzida por exercício pode causar a morte?

Se não for tratada a tempo, a asma, por mais desencadeada que seja, pode ser fatal.

Perder peso ajudará a tratar a asma induzida por exercícios?

Sim, perder peso pode ajudar a controlar melhor a asma e seus sintomas (1).

A asma induzida por exercícios pode piorar?

Pode piorar se o tempo estiver frio e seco, pois dificulta a respiração.

Principais conclusões

  • A inalação de ar seco e frio pela boca, o que geralmente acontece durante o exercício, causa constrição das vias aéreas e pode causar asma.
  • Alérgenos no ar, infecções virais e inflamações também são potenciais desencadeadores da asma.
  • É aconselhável usar o inalador 15-30 minutos antes do exercício e cobrir o nariz e a boca durante o exercício em áreas frias.

Reconhecer os sinais e explorar tratamentos adequados para a asma induzida por exercício é crucial para gerir eficazmente esta condição. Ouça a perspectiva de um médico sobre o assunto assistindo ao vídeo abaixo.

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